Frete Fracionado

From Mais Frete

Conteúdo

Frete Fracionado

Regras

Na emissão de CTRC Fracionado o sistema irá sugerir, através de cadastros prévios, o valor do frete para o usuário. Esse valor pode ser mudado para mais ou para menos, para menos somente quando o usuário tiver permissão para a função liberacao_controle_ctrc_diferenca_frete.
Os grupos para o CTRC Fracionado são:

  • FRACIONADO - AGENTE
  • FRACIONADO - AUXILIAR ADMIN
  • FRACIONADO - GERENTE ADMINISTRATIVO
  • FRACIONADO - GERENTE FINANCEIRO

A emissão de CTRC para fretes fracionados, seguem uma ordem de regras listadas e explicadas abaixo. Se não houver nenhuma situação que atenda a regra, o usuário vai emitir como está hoje, fazendo o cálculo pela tarifa/quantidade ou peso.


Observações:
- As telas de Listagem são usadas para fazer o filtro dos dados que o usuário deseja visualizar, forneça nos campos os dados indicados, quanto mais dados fornecidos, mais específica se torna a consulta.
- Nas telas de Manutenção tenha cuidado, pois elas possuem vários campos de preenchimento obrigatórios, ou seja, os que estão destacados em negrito.

Tarifa Cliente Pagador

Essa regra é a primeira a ser considerada na emissão do CTRC, vai depender do cliente que pagará o frete.
Para calcular a tarifa pelo produto ou peso transportado deve-se, no cadastro do cliente PAGADOR, cadastrar as tarifas a serem cobradas, sendo assim no final do CTRC terá a soma do total dos produtos transportados.

Há duas formas de cadastrar tarifas no Cadastro do Cliente, Tarifa Frete x Produto Transportado x Cliente ou Tarifa Frete x Ag. Entrega x Cliente, explicadas a seguir:


Tarifa Frete x Produto Transportado x Cliente

Caminho: Cadastro / Cliente / Tarifa Frete X Produto Transportado X Cliente


Esse cadastro é feito no cliente. Para cadastrar uma tarifa por produto, deve-se escolher o produto, preencher a data de início e se tiver data certa para terminar preencher a vigência término. O campo que define o valor do produto é o Vl Frete Mínimo ou Vl da NF.

Se não tiver valor no campo valor da NF, vai pegar a tarifa cadastrada independente do peso, depende apenas quantos produtos foram informados. Como no exemplo abaixo, neste caso o valor da tarifa por produto é de R$ 18.00:



Pode-se cadastrar uma tarifa para todos os produtos, para isso basta deixar o campo produto transportado em branco e preencher o restante dos campos. Senão, preencher produto por produto, dessa forma será cadastrado um valor para cada produto.




Tarifa Frete x Ag. Entrega x Cliente

Caminho: Cadastro / Cliente / Tarifa Frete X Ag.Entrega X Cliente

Dependendo da agência que vai emitir a tarifa cobrada de determinado cliente é diferente. Para diferenciar as tarifas, basta cadastrar o valor a ser pago na agência, conforme imagem abaixo:


Tarifas de Frete x Produto Transportado

Caminho: Cadastro / Diversos / Tarifa Frete Produto

Tarifa calculada por produto. As transportadoras podem cobrar pelo produto transportado, definindo uma tabela para cada produto. Os produtos terão valores diferentes de Unidade, Peso, Frete Mínimo e Nota Fiscal, conforme valores que a empresa trabalha.


Tarifa de Frete da Agência

Caminho: Rh / Agências / Tarifa Frete

Esse cadastro é basicamente o mesmo processo dos outros, única alteração é a Agência de Coleta e Entrega. A Agência de Coleta vai emitir o CTRC para a cidade de entrega. Na agência emissora a cidade de entrega, deve ser cadastrada, como mostra a imagem abaixo.
Se a Cidade de Entrega não pertencer a Agência de Coleta, não irá calcular o valor do frete cadastrado para Agência.


Para cadastrar a tarifa, deve-se preencher todos os campos dessa tela, definindo Agência de Entrega (agência que ficará responsável pela entrega da carga), vigência, peso inicial, peso final, valor da tarifa, valor da tarifa se o peso for excedido e o tipo de valor (se valor fixo ou por quilo).


O tipo de valor só será por quilo quando ultrapassar o valor máximo estipulado para a agência. Como mostra o exemplo:


Tarifas de Frete (Tabela Padrão)

Caminho: Cadastro / Diversos / Tarifa Frete

Os valores que forem preenchidos nessa tabela, vão valer para todas as Agências e Clientes, caso não tenha nenhuma das tabelas acima, cadastradas no sistema.
Único campo diferente das outras tabelas, seria o Adicional Químico, valor cobrado a mais se o produto transportado for químico.

Ferramentas pessoais
Navegação